terça-feira, 26 de abril de 2011

25 de Abril 2011

Hoje comemorou-se mais um ano sobre o Grande Dia,o 25 de Abril de 1974.
Em 1974 após as tropas tomarem de forma civilizada o Quartel do Carmo,foi ver povo e mais povo a juntar-se no Largo. Desde os meus tempos do ensino básico que lembro-me da imagem do CAP Salgueiro Maia rodeado da população felicitando-o pelo feito que ele e seus homens acabavam de realizar. Agora em 2011 e por o nosso feriado ficar colado ás celebrações da Páscoa notei menos povo e menos entusiasmo nas comemorações do dia da Revolução.
Fazem-se cerimónias,paradas,desfiles,corridas,debates...entre um cem numero de outras actividades,mas parece-me que de uma forma pouco apaixonada,diria mesmo, quase obrigada.
O que nos leva a ter esta atitude mais apática?
Bem,não pretendo vir explanar a minha ideia do porquê,mas sim pôr-nos a pensar sobre isto,nem que seja um instante apenas.

A mim compete-me continuar a assinalar esta data e sempre que possível ajudar o Próximo a informar-se um pouco mais pelo quotidiano pré revolução de Abril. Sim,pois 1974 já lá vai há quase quatro décadas.

Liberdade Sempre!Não olho a cores,mas sim a gestos...

P.s. Hoje terminou mais uma série histórica de sucesso na RTP1. "Conta-me como foi"! Uma série de sucesso bem elaborada e que espero nunca caia nas arcas arquivadoras da nossa estação pública

A Caminho de 25 de Abril de 2012